Warning: Creating default object from empty value in /home/sioms/public_html/view/noticia/code.inc.php on line 38
O Sindicado dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul em conjunto com a Federação Nacional dos Odontologistas (FNO) em defesa da III Mobilização Nacional “Odontologia é +” | Sioms

SIOMS SIOMS

Nublado
Máximo: 34º Mínimo: 22º

23 de Abril de 2024





fno_4
08 de Abril de 2016

O Sindicado dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul em conjunto com a Federação Nacional dos Odontologistas (FNO) em defesa da III Mobilização Nacional “Odontologia é +”

 

 

 

A Federação Nacional dos Odontologistas (FNO) e os sindicatos de odontologia em todo o País, convocam os Cirurgiões-Dentistas brasileiros para apoiarem a III Mobilização Nacional “Odontologia é +” em etapa estadual, no dia 7 de abril – Dia Mundial da Saúde e a Etapa Nacional acontecerá nos dias 31 de maio, 01 e 02 de junho, na Capital do País, pela proteção ao trabalho e direitos do Cirurgião-Dentista e por mais saúde bucal para todos os brasileiros.

 

O objetivo é sensibilizar Classe política e a sociedade sobre a importância de implementar uma Política Nacional de Recursos Humanos no Sistema Único de Saúde (SUS) que valorize, de forma igualitária, todos os Cirurgiões-Dentistas brasileiros, além de destacar a necessidade de criar uma padronização justa dos valores repassados pelas Operadoras de Planos Odontológicos aos Cirurgiões-Dentistas, que muitas vezes não cobre sequer o custo operacional do procedimento realizado.

 

O discurso unificado da Federação Nacional dos Odontologistas e do Sindicado dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul repudiam os baixos salários do Sistema Único de Saúde (SUS), a precarização do trabalho e a exploração dos Planos de Saúde com o repasse aviltante do valor pelos procedimentos odontológicos.

 

Em maio todos os sindicatos representantes dos Cirurgiões-Dentistas da base da FNO realizarão Assembleias Locais para a convenção coletiva de trabalho para implantação do Piso Salarial e das cláusulas sociais que nortearão as relações de trabalho dos Cirurgiões-Dentistas da rede privada.


A Federação Nacional dos Odontologistas (FNO) defende o Piso Salarial Nacional dos Cirurgiões-Dentistas no valor de R$ 12.993,00 (Doze mil, novecentos e noventa e três reais) para 20 horas semanais de trabalho. O valor é calculado anualmente e serve para orientar as negociações coletivas da categoria. A FNO é a representante dos Cirurgiões Dentistas em grau superior e recomenda que o referencial integre as pautas de luta nos sindicatos de base para as negociações coletiva de Trabalho e Convenção Coletiva de Trabalho Nacional.


A Presidente da FNO, Joana Batista Oliveira Lopes, defende que o valor do Piso Salarial da categoria corresponda a remuneração mínima que deve ser paga a todos os Cirurgiões-Dentistas, a sua atualização é feita tendo como referência o piso salarial previsto na lei Federal 3.999/1961. “Por isso, devemos ter a consciência do valor da nossa formação e do exercício da Odontologia. O primeiro passo para isso é estabelecer estratégias em cada sindicato de base, pleiteando o que é justo”, explicou a presidente da FNO e do SINDODONTO/PB.


Para calcular o reajuste do piso salarial dos Cirurgiões Dentistas é utilizado o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice acumulado, em 2016, foi de 11,28%.

 

 E diante disso o SIOMS esclarece a todos os Cirurgiões-Dentistas do Estado de Mato Grosso do Sul sobre a luta da Confederação, Federação e dos Sindicatos Estaduais (Cimos) pelo luta e valorização dos Cirurgiões –Dentistas a nível nacional.

 

Obrigado a todos.

 

 


CADASTRA-SE PARA RECEBER NOVIDADES DA SIOMS