Warning: Creating default object from empty value in /home/sioms/public_html/view/noticia/code.inc.php on line 38
Sancionada a Lei que institui a Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal | Sioms

SIOMS SIOMS

Nublado
Máximo: 34º Mínimo: 21º

24 de Abril de 2024





19 de Janeiro de 2016

Sancionada a Lei que institui a Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal

 

 

A Odontologia brasileira acaba de conquistar um importante avanço. A Presidente da República, Dilma Rousseff, sancionou, no dia 28 de dezembro, a Lei 13.230/2015, que institui a Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal, celebrada anualmente na primeira semana de novembro. O projeto que deu origem à Lei 13.230 é de autoria do ex-deputado federal Dr. Grilo (PLS-MG).

 



 

De acordo com a Lei 13.230/2015, a Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal tem por objetivo estimular ações preventivas e campanhas educativas relacionadas ao câncer bucal; promover debates e outros eventos sobre as políticas públicas de atenção integral aos portadores de câncer bucal; apoiar as atividades organizadas e desenvolvidas pela sociedade civil em prol do controle do câncer bucal; e difundir os avanços técnico-científicos relacionados ao câncer bucal.

 

A Presidente da Federação Nacional dos Odontologistas (FNO), Joana Batista Oliveira Lopes, acredita que a vigência da Lei permitirá maior conscientização da sociedade brasileira sobre a importância da prevenção do Câncer Bucal, por meio da realização de ações de sensibilização em âmbito nacional. 

 

Sobre o Câncer Bucal

 

O Câncer Bucal é uma denominação que inclui os cânceres de lábio e de cavidade oral (mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua oral e assoalho da boca), sendo o tabagismo um dos principais fatores de risco do câncer bucal.

 

Atualmente, esse tipo de câncer encontra-se entre os dez tipos com os mais elevados índices do país. Outros fatores de risco incluem a idade superior a 40 anos, o consumo de álcool, a má higiene bucal e uso de próteses dentárias mal-ajustadas. O principal sintoma deste tipo de câncer é o aparecimento de feridas na boca que não cicatrizam em uma semana.

 

Outros sintomas são ulcerações superficiais, com menos de dois centímetros de diâmetro, indolores (podendo sangrar ou não) e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal. Dificuldade para falar, mastigar e engolir, além de emagrecimento acentuado, dor e presença de linfadenomegalia cervical (caroço no pescoço) podem surgir em casos mais avançados.

 


CADASTRA-SE PARA RECEBER NOVIDADES DA SIOMS