Warning: Creating default object from empty value in /home/sioms/public_html/view/noticia/code.inc.php on line 38
SIOMS vai a Dourados negociar melhorias para odontólogos da Prefeitura | Sioms

SIOMS SIOMS

Nublado
Máximo: 29º Mínimo: 16º

19 de Abril de 2024





dourados
02 de Maio de 2018

SIOMS vai a Dourados negociar melhorias para odontólogos da Prefeitura

O Sioms - Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul esteve na sexta feira, 27/04, em Dourados, onde se reuniu com o Secretário Municipal de Saúde, Renato Vidigal, para tratar de questões relativas aos odontólogos servidores da prefeitura.

Na reunião foi sinalizado que a categoria está atenta às ações que envolvem os profissionais cirurgiões dentistas e a saúde bucal da população daquela cidade. Além disso, o sindicato cobrou diversos esclarecimentos, que foram protocolados em ofício com conteúdo pactuado pelos profissionais do serviço público.

O SIOMS lembrou ainda dos cortes de atendimento odontológicos noturnos nas unidades de saúde da Seleta, do Parque das Nações I e Vila Vargas. A presidente, Dra Marta Brandão, deixou claro a desconfiança de cortes que prejudicam diretamente a população trabalhadora, justamente aquela que possui menor acesso aos serviços de saúde. O ponto de acordo na discussão foi que não haveria necessidade do corte abrupto, mas talvez uma sugestão de mudança na forma do atendimento, ou seja, abrir vagas pra atendimento de atenção básica no período noturno através dos plantões.  “Se o trabalhador pudesse fazer seu tratamento odontológico resolutivo sem precisar se ausentar do trabalho, todos ficariam satisfeitos. A população utilizaria dessa oferta de serviço sem dúvida”, pontou Dra. Marta. A partir daí, o Secretario mostrou entendimento e abertura para essa estruturação.

Outro ponto discutido foi a redistribuição do acesso aos exames radiológicos. O secretário diz ter um estudo que guiou essa ação e se comprometeu a enviar ao SIOMS para esclarecer o motivo dessa ação. Vidigal aindna expressou a preocupação da gestão nos gastos com periculosidade dos profissionais que executavam os exames. Atualmente, o profissionais que realizam os exames e estão diariamente expostos as radiações do aparelho tem garantido, por lei, o adicional de periculosidade.

A diretoria do SIOMS deixou clara a preocupação para que a equipe técnica odontológica da gestão de Dourados não seja motivada financeiramente a fazer ajustes, e que a atenção odontológica à população não sofra cortes e sim expansão de atenção à saúde Bucal. Dra Marta frisou que nos dias atuais, cada vez mais, tem se descoberto que a saúde bucal tem grande impacto no bem estar geral do usuário e diversas doenças tem sido associada a problemas bucais. “Não é à toa que estudos apontam a grande influência positiva na presença do cirurgião dentista nas equipes multidisciplinares. Vamos cobrar intensamente qualquer ação negativa aos profissionais ou saúde bucal de Dourados", pontuou a presidente.

O diálogo foi iniciado e as portas ficaram abertas para as reinvidicações dos profissionais. O SIOMS representará as petições dos profissionais e será grande colaborador na reafirmação da Odontologia de Dourados.


CADASTRA-SE PARA RECEBER NOVIDADES DA SIOMS