Warning: Creating default object from empty value in /home/sioms/public_html/view/noticia/code.inc.php on line 38
Com Sioms, FNO participa da 17ª Conferência Nacional de Saúde | Sioms

SIOMS SIOMS

Nublado
Máximo: 33º Mínimo: 23º

27 de Abril de 2024





Conferência Nacional de Saúde
03 de Julho de 2023

Com Sioms, FNO participa da 17ª Conferência Nacional de Saúde

 

 

 

 

O presidente do SIOMS – Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul e vice-presidente da FNO – Federação Nacional dos Odontologistas, David Chadid, participa da 17ª Conferência Nacional de Saúde, que teve início no domingo (02/07) e segue até quarta-feira (05/07), em Brasília – DF.

Durante o Grupo de Trabalho, realizado na tarde de domingo, aconteceu a reunião com a Coordenadora Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Dra. Doralice Severo da Cruz, o Dr. David Chadid pontou sobre a Lei 14.572, de 8 de maio de 2023, que institui a Política Nacional de Saúde Bucal no SUS e sobre a paridade das equipes de Saúde Bucal com as ESFs.

De acordo com a Coordenadora do Ministério, todas as novas unidades terão equipes de saúde bucal e que em posterior alteração na PNAB haverá ajuste em relação às equipes no sentido de atender as paridades.

A reunião contou com a participação do Dr. Ailton Coelho de Ataíde Filho, presidente da FNO e da Dra. Joana Batista de Oliveira Lopes, presidente Sindodonto – PB, que falaram sobre o fortalecimento das entidades sindicais e sobre a urgência em ampliar as equipes de Odontologia Hospitalar.

Na ocasião também foi solicitado apoio ao Piso Salarial dos Odontólogos, por meio do Projeto de Lei nº 1.465, de 2022, além do apoio ao piso da equipe de saúde bucal. A Coordenadora de Saúde Bucal afirmou que dobrou o incentivo às equipes de saúde bucal e que apoiam as atuais demandas coletivas dos trabalhadores.

A Coordenadora destacou o financiamento Tripartide, lembrando que faltam financiamentos estaduais. Segundo ela, Mato Grosso é o único estado com financiamento atual e adequado, sendo necessária a articulação nos estados para mudar esse cenário.

David Chadid avaliou como positiva a reunião e acredita que as articulações são urgentes para que haja a devida valorização da categoria, em âmbito nacional.


CADASTRA-SE PARA RECEBER NOVIDADES DA SIOMS